Botões de Save e Load universais

Um botão universal de Save State e Load State para todos os emuladores é bem comodo se você está construindo um controle de Arcade, mas se você também só quer facilitar a sua vida e não ter que ficar decorando que o Load do Genesis é o F8, do Nintendo 64 é o F7 e do Playstation é o F1, vai aqui o como configurar tudo para os mesmos botões:

Primeiramente, a maioria dos emuladores tem a opção de configurar os botões:

- No Nestopia é só ir em Options->Input->File e ali você escolhe os botões para Quick Load State 1 e Quick Save State 1
- No ZSnes você vai em Config->Saves e escolhe os botões para Save e Load
- No Dolphin você vai em Opções->Configurações de Atalho->Estados Salvos e escolhe os botões para Carregar Estado do Slot 1 e Salvar Instante Atual no Slot 1
- No VisualBoyAdvance-M você vai em Tools->Customize e escolhe os botões para FileLoadGame01 e FileSaveGame01
- No No$GBA você abre o No$Zoomer, escolhe qualquer jogo, abra o menu com o botão direito do mouse, vá em Outros->Teclas de Acesso Rápido->Arquivo e lá escolhe os botões em Carregar Slot 1 e Salvar Slot 1
- O NullDC não tem suporte de Save State, mas ele tem o sistema de Save igual ao do Dreamcast, podendo ser automático ou manual dependendo do jogo.
- No MAME você vai em Configure General Input->User Interface.
- No Demul (a priori para Atomiswave e Sega Naomi, mas você pode usar para Dreamcast também) você vai em Config->Controls.
- O Sega Model 2 Emulator não tem suporte para Save Sate (até onde eu sei)

Para os emuladores que não te dão a opção de escolher o botão de Save e Load você terá que criar scripts para remapear os controles. Há três maneiras, eu vou ensinar a mais simples e também a melhor (na minha opinião).

Primeiro você baixa o AutoHotKey e vai em Hyperspin\Settings\Global Settings.ini e lá muda as linhas

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Keymapper_Enabled=true
Keymapper=ahk 

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Agora na sua pasta do HyperSpin você cria uma pasta chamada Keymapper Profiles, nesta pasta você vai criar pastas com os nomes dos sistemas e nesta pasta criar um .ahk também com o nome do sistema e com o script. ex: C:\HyperSpin\Keymapper Profiles\Sega Genesis\Sega Genesis.ahk Todos os sistemas por default vão estar nos seus Settings: (C:\HyperSpin\Settings\"Nome do sistema".ini)

Keymapper_Enabled=use_global
Keymapper=use_global

Você tem duas opções aqui, ou entra no Settings de cada sistema e muda essas linhas para "false" ou então você cria uma pasta para cada sistema com um .ahk para cada sistema, e se você não vai usar script nenhum você pode deixar o .ahk em branco mesmo.


Agora a hora de criar os scripts. O comando é basicamente o mesmo para todos: a::b - que significa que quando você apertar o botão a ele vai fazer a função do botão b. Aqui há uma lista de como escrever os caracteres especiais no ahk caso você vá usá-los:
http://www.autohotkey.com/docs/KeyList.htm#Joystick (lembrando que a é a, b é b, 1 é 1, F1 é F1 e assim por diante)


Os scripts:

- Fusion: emulador recomendado para Sega Master System, Genesis, 32x, CD e Game Gear, o Save dele é o F5 e o Load o F8, Eu escolhi o Enter como Save e Backspace como Load, então o script ficou assim:

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Enter::F5
Backspace::F8

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Sim, é só colocar isso no script, mais nada. Todos os exemplos vou dar com Enter e Backspace, mas você coloca ali o botão que quiser.

- Project 64: para Nintedo 64, tem como Save o F5 e Load o F7

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Enter::F5
Backspace::F7

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- PSXfin: para Playstation, tem como Save o F6 e Load o F1

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Enter::F6
Backspace::F1

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- PCSX2: para Playstation 2, tem como Save o F1 e Load o F3

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Enter::F1
Backspace::F3

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- SSF: para Sega Saturn, por último o mais complicadinho, para salvar você precisa apertar Shift F7 e na sequência o número do State que quer e pra carregar é F7 e o número do State. Eu criei o script pra executar isso, provavelmente há uma maneira mais simples de fazê-lo, mas devo lembrá-los que aprendi a usar ahk há poucos dias na base do erro e acerto só lendo os tutoriais do site.

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Enter::
 Send {Shift down}{F7 down}{Shift up}{F7 up} send 1
Backspace::
 Send {F7 down}{F7 up} send 1

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Se você quiser criar botões para mudar o State já é algo mais avançado, mas acredito que com essa base aqui você já consiga criar e configurar da maneira que quiser.

Um comentário:

  1. amigo, como faço para o emulador do SNES salvar jogos pois nao consigo salvar nada, nem mario nem nada pra continuar depois? como faz?? uso hysper spin tbem

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