Sega Saturn

Sega Saturn é o único sistema (dos que eu mexi) em que você vai precisar montar e desmontar imagens de CD para rodar os jogos, o emulador não faz isso sozinho.
Pra começar você vai precisar baixar o emulador SFF, o Daemon Tools Lite, e o Module do SFF. Nestes links respectivamente:
http://ssftribute.csdprojects.co.uk/downloads
http://www.daemon-tools.cc/eng/downloads
http://hyperlist.hyperspin-fe.com/downloadahk.php?id=178

Se não me engano, até o HyperSpin 1.2 ele não vem configurado o suporte pra Daemon Tools, então você tem que fazer manualmente. Já tá rolando por aí o HyperSpin 1.3 como teste e logo tá saindo o 2.0, não sei se isso já vai vir configurado, de qualquer maneira pra adicionar o suporte você abre o Settings\Settings.ini e no trecho [HyperLaunch] você acrescenta a linha:

---------------------------------/-/-/--------------------------------

path_to_daemontools=C:\Program Files (x86)\DAEMON Tools Lite\DTLite.exe

---------------------------------/-/-/--------------------------------

Esse caminho aí o padrão, mude se o seu path for diferente.


Você vai notar que os jogos de Saturn alguns vão vir com arquivos .mds e .mdf e outros com arquivos .bin e .cue. No HyperHQ você vai configurar o Extension para os formatos mds e cue (é só colocar virgula, não precisa separar).
Os jogos que vierem em .mds e .mdf já estão prontos pra uso assim que você renomeá-los para bater com o .xml
Alguns jogos que vem em .cue e .bin vão vir com vários arquivos de áudio .mp3 junto, e pra fazê-los rodar é um trabalhão. Tem que converter os arquivos pra .wav, colocar a lista dentro do .cue... enfim, eu aconselho tentar baixar o jogo de outra fonte, todos eu consegui achar dumps já prontos. Os jogos em .cue e .bin não basta só renomear, você tem que abrir o .cue com bloco de notas e renomear o arquivo lá dentro também. Por exemplo, o jogo Road Rash no dump feito pelo Darkwater dentro do cue vai estar:

---------------------------------/-/-/--------------------------------

FILE "Road Rash (USA) (DW0532).BIN" BINARY
  TRACK 01 MODE1/2352
    INDEX 01 00:00:00
  TRACK 02
    AUDIO PREGAP 00:02:00 INDEX 01 54:20:68

---------------------------------/-/-/--------------------------------

Aí você renomeia a primeira linha para o nome bater com o xml e os outros arquivos, ficando:

---------------------------------/-/-/--------------------------------

FILE "Road Rash (USA).BIN" BINARY
  TRACK 01 MODE1/2352
    INDEX 01 00:00:00
  TRACK 02
    AUDIO PREGAP 00:02:00 INDEX 01 54:20:68

---------------------------------/-/-/--------------------------------

E assim por diante com todos os jogos .cue.


Se não me engano algumas coisas como Bios e Region do emulador já vem configurado, se tiver alguma dúvida é só perguntar aqui.
O SSF não reconhece alguns caracteres especiais pra configurar os controles, como o ç, acentos, parentêses, etc. Note que ao iniciar um jogo será criado .ini na pasta "pasta do emulador"\Settings\Saturn\ para o jogo e nesse arquivo .ini vai ficar marcado os controles, se você quiser mudar a configuração de controles futuramente eu recomendo que delete todos estes arquivos .ini, se não você terá que colocar a nova configuração de controle em cada um dos arquivos - mas a existência de tal arquivo também possibilita que jogos diferentes tenham controles diferentes.

O resto o módulo configura pra você - eu espero hehe

Um comentário:

  1. amigo tudo bem meu nome é jacremi to apanhando para configurar comodoro cd32 por favor min ajude eu agradesso.

    ResponderExcluir