Taito Type X² / PC Games

Prepare-se para ter dores de cabeça... que sistema complicado!

Bom, na verdade teria um jeito bem simples de se fazer, e é até meio intuitivo quando se familiariza-se com as opções do HyperHQ, é só colocar o Execution para Normal e PC Game em Enable, deixa o Executable em branco e coloca o Rom Path para uma pasta onde você vai colocar os atalhos dos .exe dos jogos, ai você coloca o Extensions como lnk (Lnk, não ink). Não precisa de Module nem nada... mas acontece que eu fiz isso e comigo não funcionava de jeito nenhum, não sei o porque, mas se funcionar contigo, parabéns!
Vai poupar muita dor de cabeça

Aqui um vídeo explicando certinho como fazer:


Agora, se isso não deu certo com você, vamos do jeito complicado. Você vai precisar de:

1 - Jogos
Você encontra todos para baixar aqui:
Há algumas peculiaridades em cada jogo, depois falarei melhor sobre isso, mas o tópico explica quase tudo que você tem que saber.
3 - Module

4 - Settings.ini especial
Essa é uma daquelas que você tem que criar na pasta do Module, aqui um exemplo de como tem que ser:

------------------------------/-/-/------------------------------

["nome da rom"]
ApplicationPath = "caminho para a rom" (ex: C:\HyperSpin\Emulators\Taito\KOFXIII\)
ApplicationEXE = "executável" (ex: game.bat, launcher.bat)
Parameters =
PreLaunch =
PreLaunchSleep =
PostLaunch =
PostLaunchSleep =
ExitKey = Esc (ou sua(s) tecla(s) padrão de exit, mas não sei nem se funciona, depois falo sobre isso)
FadeTitle=

(repita para todos os jogos)

------------------------------/-/-/------------------------------

5 - Wheel Art
Quando fui fazer não encontrei nenhum pack pronto, então eu mesmo montei a wheelart, só que fiz só para os jogos que eu baixei, então já posso lhe adiantar essas artes (BBCS, BBCT, CB, KOFMIA, KOFXII, KOFXIII, SSED, SSFVAE) - mas quem sabe já não tem um pack pronto por aí, né?

6 - Dummy.exe (um executável falso)
Basta criar um arquivo de texto qualquer, colocar qualquer nome, e depois mudar o final de .txt para .exe (para pode ver a extensão do arquivo você precisa ir em Opção de Pasta -> Modo de Exibição e aí desselecionar a opção "Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos")

Agora chegou a hora de configurar o HyperHQ.
Execution: HyperLaunch, PC Game: Disabled. O Exectuable você vai colocar o seu "dummy.exe", e o rompath você vai colocar a pasta onde fica o Wheel Art (ex: C:\HyperSpin\Media\PC Games\Images\Wheel\), a extensão você coloca png.
Sim, o negócio é meio na gambiarra, tu usa um executável falso e marca uma imagem no lugar do jogo, mas funciona!

Lembrando que os dois jeitos que mostrei aqui funcionam pra Taito Type X² mas também para qualquer "PC Game" (jogos que são em .exe)



---------- JOGOS ----------

Os jogos são uma dor de cabeça a parte, para alguns você precisa baixar arquivos específicos  loaders, várias coisas... eles poderiam já upar o jogo com tudo pronto pra rodar, mas eles fazem isso? Não! Claro que não! É igual esses emuladores que precisa de bios e arquivos desconhecidos e eles já não botam isso junto e fazem você sair caçando pela net, eu realmente não consigo entender o porquê...

Bom, de novo, eu não baixei todos os jogos. Não me lembro se eles já vem com um loader, de qualquer maneira esse loader vai servir para a maioria dos jogos:
http://www.4shared.com/rar/aoZZr9FP/Typex_Loader_2009_12_29.html

De maneira geral você carrega os jogos pelo game.bat ou launcher.bat, as exceções que encontrei:

O jogo BBCT, ao menos comigo, dá erro ao tentar abri pelo .bat ou pelo .exe direto, tem que abrir pelo ttx_loader.exe.
O jogo SSED precisa baixar um .exe especial (você vai ver ele no link dos downloads), ele pode abrir através desse .exe mas você vai necessitar do ttx_loader pra poder configura os botões (então você abre pelo ttx_loader.exe se não quer jogar com a configuração "default")
Para ambos os jogos acima usa-se esse loader:
http://www.4shared.com/rar/DcyQFM98/ttx_monitor_10-rc3_by_Romhack.html
(ele pode ser usado nos outros jogos se quiser também, mas não testei)

O KOFXIII eu baixei o do link mas comigo não abria por nada, mas com outras pessoas (em win32) funcionou normal. Por fim achei esse outro link pra baixar, se o do primeiro não funcionar com você, tente esse. (o botão de download tá meio escondido, clique em "Slow Speed Download" e depois em baixo da tela no "Slow Download", não clique no "Download Now" que é provavelmente um trojan)
http://www.listalinks.com/?L=908118b5

O KOFMIA eu só consegui abrir usando o Typex Loader e usando o savefix do carachapadu (você encontra ele para baixar e a senha no link dos jogos). Aparentemente com a maioria das pessoas ele trava se você deixa rolar a intro, então logo que entrar no jogo você já tem colocar a ficha e dar start.

---------- CONTROLES ----------

A configuração dos controles você faz através do typex_config.exe (se estiver usando o Typex Loader) ou pelo ttx_config2.0.exe (se estiver usando o ttx_monitor, requerido para os jogos BBCT e SSED).
Novamente, só posso dar suporte para os jogos que tenho, então:

Os jogos BBCS, BBCT, KOFMIA, KOFXII, KOFXIII (SNK em geral) usam 4 botões, pelo typex_config eles te dão 6 botões então 2 ficam sem uso, essa é a ordem dos botões que eles dão.

Botão 1: Soco Fraco / Botão 2: Soco Forte/ Botão 3: Sem uso / Botão 4: Chute Fraco / Botão 5: Chute Forte / Botão 6: Sem uso

O jogo CB usa 4 botões mas são postos na ordem certa, sendo o botão 5 e 6 sem uso.

O jogo SSFVAE usa o estilo clássico Capcom, 6 botões, na ordem:

Botão 1: Soco Fraco / Botão 2: Soco Médio/ Botão 3: Soco Forte / Botão 4: Chute Fraco / Botão 5: Chute Médio / Botão 6: Chute Forte

Quanto aos outros jogos não posso ajudar, cabe a você testar.



---------- PROBLEMAS ADICIONAIS ----------

Parece que havia uma outra versão do Module especifica para os jogos Taito Type X², mas ele foi atualizado para melhor executar jogos de PC em geral e isso ferrou um pouco a parte da Taito.
Eu não sei como explicar, mas as vezes ao sair do jogo o HyperLaunch encerra normal, mas normalmente ele fica travado e você deve encerrá-lo manualmente. Ou você faz isso através do Task Manager (Ctrl Alt Del) ou então usa a hotkey de encerrar o script - por default é apertas os botões Q e S juntos, mas você pode modificá-lo no Settings.ini (aquele da pasta Settings, não a do Module) na trecho [HyperLaunch] na linha "Exit_Script_Key=~Q & ~S".
Existem três lugares onde você configura o botão de sair do jogo, no Settings.ini normal, no Settings.ini do módulo e no próprio jogo, eu achei que algum deles poderia estar causando conflito então tentei todas as combinações possíveis entre eles (usando só a do Settings.ini, só a do Module, só a do jogo, a do Settings.ini com a do Module, a do Settings.ini com a do jogo, a do Module com a do jogo) mas nenhuma resolveu, e enquanto o HyperLaunch está travado você não consegue abrir nenhum outro jogo. Eu não tenho competência pra resolver esse problema, o script é muito complicado, se você souber como resolver, ou tiver o Module certo, compartilhe aí ;)

2 comentários:

  1. Olá...Pira você poderia fazer um outro tutorial sobre como colocar o sistema Taito Type no Hyperspin? com o hyperlaunch 3 muita coisa mudou...não tem nada sobre isso em toda a internet...Obrigado.

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  2. Ola pira exelente tuto.
    Gostaria de saber se teria um tutorial para atualizar o HS par HL.
    Ainda nao entendi bem a diferença entre os dois.

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