HyperSpin Básico 2

2 - Colocando as artes

As artes ficam na pasta Media, dentro dessa pasta você tem as pastas para cada sistema, e dentro destas pastas as pastas Images, Sound, Themes e Video.

Aqui vou ensinar o mais básico, e sabendo disso você já pode ir mexer no HyperTheme para customizar tudo da maneira que desejar. Vou mostrar como colocar a Wheel Art, Box Art e o Vídeo.

A Wheel Art vai na pasta Media\"nome do sistema"\Images\Wheel. Os arquivos ali tem que ser .png e seus nomes baterem com os nomes das roms (o mesmo nome na Database), eles usam um padrão de 400px de largura (a altura varia de acordo com o logo).
Aqui um exemplo da minha Wheel de NES:


Wheel Art
Os arquivos de Wheel em geral são só disponibilizados (de maneira fácil) para os usuários premium, você pode encontrar uns "Wheel packs" neste link (mas são para poucos sistemas):

Ou você pode encontrar o tópico oficial da Wheel do seu sistema e ali pegar as imagens:

A terceira opção é pegar através da HyperBase, ali você seleciona o sistema e coloca "Display 'wheels/boxes' that 'we have'":

Os arquivos na HyperBase são apenas demonstrativo, todos tem uma marca d'água com o símbolo do HyperSpin e não tem transparência, então fica um quadrado branco em volta dela. Se você pegar os arquivos ali e querer ter a transparência vai ter que usar photoshop e limpar as imagens manualmente.

A outra opção é fazer manualmente a imagem da Wheel, tive que fazer várias para jogos que não fazem parte da Database deles (só jogos lançados na América do Norte).


Box Art
Quando você para em algum jogo da lista aparece a Box Art, as vezes é a caixa, o cartucho ou o cd ou a caixa e o cartucho ou cd junto, depende do que você escolher - aparece também o vídeo demo.
Essa foto aí é da minha Box set para Nes... sim, ela não é muito boa, mas outras são mais bem feitas.

Box arts não vão ser um problema para encontrar/baixar, você vai encontrar muitos packs prontos aqui:

E aqui:

Dependendo do Theme que você está usando para cada sistema o Box Art vai ficar em uma pasta diferente, por exemplo, a do Nes fica na pasta Images\Artwork2, a do Snes fica na Images\Artwork4, isso é definido pelo tema, que usa até 4 camadas. Os temas padrões sempre tem uma camada reservada pra Box Art, as outras podem ficar para animações, partículas e efeitos, etc.


Videos
Os vídeos você encontra todos no EmuMovies, você pode ir direto pro site e lá procurar o sistema que você quer ou então você pode olhar o seu sistema na HyperList e clicar em "Vids" que já vai te mandar direto para os videos do sistema.

Os vídeos estão hospedados no formato .mp4. Eu estou usando o HyperSpin 1.2 e nele só há suportes para vídeos no formato .flv, então eu uso um conversor, minha escolha foi o Leawo.
No entanto estão pra lançar o HyperSpin 2.0 e vai suportar videos no formato .mp4, não vai necessitar mais conversão (mas se não me engano, vai parar de suportar .flv, então se você já tem a lista em .flv vai ter que converter de volta pra .mp4 ou baixar tudo de novo).


Temas
Existe também outra opção, ao invés de colocar Box Art você pode colocar temas personalizados para cade jogo, como esse aqui:


Você vai baixar um arquivo zipado e colocá-lo na pasta \Media\"nome do sistema"\Themes. O problema é que os temas são mais difíceis de se achar para usuários free, você encontra alguns na parte de downloads do HyperSpin e no fórum. Você também pode criar os temas usando o HyperTheme.

4 comentários:

  1. muito obrigado por divulgar este tutorial...
    agora sim posso finalizar meu projeto de multijogos..

    grande abraço..

    ResponderExcluir
  2. minhas whells nao aparecem mesmo as artes estando na pasta media do sistema

    ResponderExcluir
  3. Ola amigo, então to com um problema aqui no meu sistema de Playstation do hyperspin, tipo todos os meus jogos estão com a arte do nome, do CD, da capinha do cd e os vídeos também, mas o game TEKKEN1 não aparece nada disso, e o engraçado e que tra tudo nomeado corretamente como na minha rom, pode me ajudar com isso? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  4.  iDealshare VideoGo can Easily convert the unsupported MP4 file to the higher HyperSpin versions best supported MP4 H.264 AAC and to the lower versions best supported FLV to ensure the compatible playback.https://www.idealshare.net/video-converter/play-mp4-on-hyperspin.html

    ResponderExcluir